Desta vez quero falar sobre as melhores performances do grande e querido, mas também polêmico, Mickey Rourke. Rourke teve um começo bem promissor, chegando a ter um status de galã de Hollywood. Mas durante sua ascensão, Rourke optou por seguir sua outra paixão, o Boxe. E durante alguns anos lutou mais como amador do que profissional. Apesar de invicto, não teve grande êxito no esporte, voltou para o cinema. Porém com cicatrizes em seu rosto que o obrigaram a apelar para cirurgias plásticas. E com isso passou a fazer papéis menores em filmes sem tanta relevância. Mas, como todo o bom ator, apesar de todas as dificuldades, Rourke ainda tem grandes feitos. E este post está aqui pra mostrar do que Mickey Rourke é e já foi capaz de fazer. Enfim, vamos à lista:
#10 Ashby Holt (Ashby)
Filme do gênero drama em que Rourke interpreta um ex agente da CIA e assassino profissional veterano que está com uma doença terminal. Até que conhece um garoto de 17 anos, interpretado por Nat Wolff, que precisa fazer um trabalho escolar com o objetivo de registrar experiências de vida de um idoso. Só que com o passar do tempo o jovem descobre sobre seu passado obscuro, ao mesmo tempo que Ashby quer fazer as pazes com sua vida e com Deus antes de sua morte. O filme conta também com Emma Roberts e Sarah Silverman.
#09 John Sedley (Um Rosto Sem Passado)
Nesse filme policial Rourke interpreta um vigarista conhecido como Johnny Bonitão, apelido irônico por ter seu rosto desfigurado. Durante um roubo, John foi esfaqueado por outro bandido numa cilada armada por seu ex cúmplice e agora inimigo, interpretado por Lance Henriksen. No hospital da prisão John é tratado por um cirurgião, interpretado por Forest Whitaker, que acredita em sua reabilitação caso tenha seu rosto reconstruído. Com um novo rosto e em liberdade condicional, John parece disposto a levar uma vida honesta. Mas ao mesmo tempo está sendo investigado por um policial linha dura, interpretado por Morgan Freeman, que não acredita nas boas intenções de John. O filme também conta com Elizabeth McGovern.
#08 John Gray (9 1/2 Semanas de Amor)
Romance erótico dirigido por Adrian Lyne. Rourke interpreta um ricaço galã que se envolve com uma mulher sensual, interpretada por Kim Basinger, funcionária de uma galeria de arte. Rapidamente começam a praticar jogos sexuais intensos, que passam a tornar o relacionamento cada vez mais complexo e difícil de ser controlado. Acredito que esse filme tenha influência sobre 50 Tons de Cinza.
#07 Harold R. Angel (Coração Satânico)
Baseado no livro de William Hjortsberg, neste grande suspense Rourke interpreta um detetive particular que é contratado por um misterioso cliente, interpretado por Robert De Niro, para localizar um cantor que está lhe devendo. Durante sua investigação, Harold entra em uma trama cheia de mistério e morte, ficando cada vez mais confuso a cada passo dado. O filme também conta com Lisa Bonet.
#06 O Motoqueiro (O Selvagem da Motocicleta)
Drama dirigido por Francis Ford Coppola. Nele Rourke interpreta um jovem motoqueiro que é uma espécie lenda para jovens de uma pequena cidade industrial em decadência. Seu irmão caçula é um líder de gangue, interpretado por Matt Dillon, que vive na sombra de seu irmão que deixou a cidade para começar outra vida. E assim se sente na obrigação de ser um líder à altura de seu irmão mais velho. O filme também conta com Dennis Hopper, Diane Lane e Nicolas Cage.
#05 Henry Chinaski (Barfly - Condenados pelo Vício)
Neste drama baseado na obra de Charles Bukowski, Rouke interpreta um escritor alcoólatra. Durante uma de suas noitadas regradas a álcool e brigas conhece uma mulher atraente, mas também alcoólatra, interpretada por Faye Dunaway. Juntos iniciam um romance conturbado e destrutivo.
#04 Butch "Bullet" Stein (Bullet)
Drama policial em que Rourke interpreta um gangster judeu viciado em drogas que, após passar oito anos na prisão, consegue liberdade condicional. Fora da prisão, e de volta a sua antiga perigosa rotina nas ruas, ele terá que confrontar com seu velho inimigo traficante, interpretado por Tupac Shakur. Além de lidar com seus problemas familiares. O filme também conta com Adrien Brody. Foi o primeiro filme com Rourke que assisti.
#03 Marv (Sin City)
Adaptação da HQ de Frank Miller, dirigido por Robert Rodriguez e Quentin Tarantino. Nem preciso falar muito sobre o filme. Nele Rourke interpreta Marv, um brutamontes brigão de rua com o rosto deformado que anda pela cidade "prestando serviços" para a comunidade. Mas apesar de ser extremamente violento, Marv é um homem que honra seus compromissos, além de tratar mulheres como um legítimo gentleman. Sendo assim Marv tem um grande senso de justiça.
#02 Stanley White (O Ano do Dragão)
Filme de ação dirigido por Michael Cimino. Nele Rourke interpreta um policial de personalidade questionável. Porém altamente condecorado e veterano da Guerra do Vietnã, e é do tipo que é capaz de qualquer coisa para garantir que a justiça seja feita. Isso o torna no novo chefe de polícia em Chinatown e vai bater de frente com um mafioso chinês, interpretado por John Lone, que logo se torna o líder do crime local. Com isso as ruas de Chinatown tendem a se tranformar num cenário sangrento de conflitos que vão quebrar todos os tipos de regras.
#01 Randy "Carneiro" Robinson (The Wrestler)
Eis o drama que rendeu um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar para Rourke. Nesse ele interpreta um solitário e famoso wrestler que se sustenta através de lutas e também de "bicos" que faz em um super mercado. Após um intenso combate Hardcore, Randy sofre um infarto. E, após uma cirurgia, é informado que corre risco de vida se voltar a lutar. Assustado, ele procura dividir sua angústia com uma stripper, interpretada pela tesuda Marisa Tomei, por quem tem sentimentos. Além de tentar retornar contato com sua filha, interpretada por Evan Rachel Wood, que foi abandonada por ele. Sendo assim, Randy está dividido entre um passado de glórias e um futuro incerto. Sem dúvidas, meu filme favorito com Mickey Rourke e primeiro da lista!
Menções Honrosas
Martin Fallon (Prece Para Um Condenado)
Filme de ação e drama em que Rourke interpreta um terrorista irlandês que tenta explodir um
caminhão do exército britânico, mas acaba matando acidentalmente um grupo
de crianças em um ônibus escolar. Depois da fatalidade, ele decide abandonar a organização que trabalha
e tenta começar uma vida nova. Porém, passa a ser perseguido por sua antiga organização, pela polícia e pela máfia. Até que um chefe
do crime local, interpretado por Alan Bates, diz que vai ajudá-lo se cumprir uma última missão: matar um padre que testemunhou um assassinato.
Michael Bosworth (Horas de Desespero)
Nesse suspense policial, também dirigido por Michael Cimino, Rourke interpreta um criminoso psicopata que está sendo julgado. Ele seduz sua advogada, interpretada por Kelly Lynch, que o ajuda a escapar, mas enquanto fogem
ela fica para trás. Com isso ele e seus capangas decidem esperar por ela e se escondem na casa de uma família. Mas essa família também tem seus problemas, pois o casal, interpretados por Anthony Hopkins e Mimi Rogers, está se
separando.
Robert "Boogie" Sheftell (Diner)
Comédia dramática em que Rourke interpreta um jovem com mania de jogo, que trabalha em um salão de beleza e sonha em fazer faculdade de direito. Boogie está sofrendo ameaças, pois deve um valor considerável. E cabe a ele conseguir dinheiro à tempo, além de lidar com seus amigos de longa data, que também estão passando por situações diversas. O filme também conta com Kevin Bacon, Steve Guttenberg, Daniel Stern e Tim Daly.
Harley Davidson (Harley Davidson & Marlboro Man)
Filme cult de ação em que Rourke interpreta um motoqueiro que sempre está junto de seu amigo cowboy, interpretado por Don Johnson. Ambos ficam sabendo que um velho amigo vai perder seu bar, pois o banco quer construir um novo complexo e, para não ter seus planos atrapalhados, exige mais de 2 milhões de dólares para renovar o aluguel por cinco anos. Para ajudar, eles planejam assaltar o carro blindado do banco para conseguir o dinheiro. E com êxito conseguem. Porém descobrem que ao invés de dinheiro, roubaram um carregamento de uma droga altamente vicianate e que causa mortes em boa parte dos usuários. E assim a dupla e seus amigos passam a ser caçados pelos traficantes comandados pelo administrador do banco, interpretado por Tom Sizemore, que também é contrabandista. O filme também conta com Chelsea Field, Daniel Bawdwin, Vanessa Lynn Williams, Tia Carrere e Big John Studd.
Johnny Walker (Chance de Vencer)
Com roteiro de Mickey Rourke, neste filme ele interpreta um cowboy que decide investir na carreira de boxeador. Apesar de não ser um grande pugilista, Johnny chama a atenção de um malandro, interpretado por Christopher Walken, que decide ser seu empresário. Mas que na verdade pretende usá-lo para dar um golpe e lucrar em cima de Johnny. Não percebendo isso, Johnny só tem olhos para o ringue e para a mulher por quem se apaixonou, interpretada por Debra Feuer.
Rei Hipérion (Imortais)
Baseado na mitologia grega, nesse filme Rourke interpreta um rei que está em busca da imortalidade, propagar seus descendentes para que
seu nome sempre seja lembrado. Com isso tenta libertar os Titãs do Tártaro. Para isso, precisa conseguir a localização de onde esta o arco de Épiro. No processo, Hipérion mata a mãe de Theseus, que é interpretado por Henry Cavill, e este passa a buscar vingança. O filme também conta com Luke Evans e Stephen Dorff.
Ivan Vanko / Whiplash (Homem de Ferro 2)
Outra adaptação de HQ, que também nem tenho muito o que dizer. Nela Rourke interpreta um físico brilhante que constrói um reator arc, como o do Homem de Ferro, para si mesmo. Ele utiliza energia elétrica para que os chicotes em seus praços passem a ser armas de destruição. Com isso cria o alter-ego Whiplash, e busca se vingar de Tony Stark, interpretado por Robert Downley Jr., pelos atos de sua família no passado. O filme também conta com Gwyneth Paltrow, Scarlett Johansson, Don Cheadle, e Samuel L. Jackson.
Armand "Blackbird" Degas (Killshot)
Suspense dirigido por John Madden, em que Rourke interpreta um matador da máfia que se une a um jovem delinquente, interpretado por Joseph Gordon-Levitt, para extorquir 20 mil dólares de um corretor imobiliário. Mas o golpe deles é descoberto por um casal, interpretados por Thomas Jane e Diane Lane, que acaba se tornando seus novos alvos.
Charlie Moran (Nos Calcanhares da Máfia)
Fruto da parceria entre Stuart Rosenberg e Michael Cimino, neste drama Rourke interpreta um jovem que perde seu emprego em um restaurante e está com problemas financeiros. Então seu primo problemático, interpretado por Eric Roberts, tem o plano de roubar 150 mil dólares para apostar numa corrida de cavalos praticamente ganha. Mas o que era pra ser apenas um roubo, acaba se tornando algo mais sério. O dinheiro pertence à máfia e ao corrupto departamento de polícia de Nova Iorque. O filme também conta com Daryl Hannah e Burt Young.
Ed Mosebey (Domino)
Filme de suspense dirigido por Tony Scott, em que Rourke interpreta um caçador de recompensas, parceiro de caça de Domino Harvey, interpretada por Keira Knightley. O filme é inspirado na história real de Domino, ex-manequim que depois trabalhou como caçadora de recompensas em Los Angeles. O filme é dedicado a ela, que morreu de overdose de medicamentos antes do término das filmagens. O filme conta também com Égar Ramirez e Delroy Lindo, além das participações de Lucy Liu e Christopher Walken.
Nenhum comentário:
Postar um comentário