Banda de Heavy Metal formada em 1999 pelo wrestler Chris Jericho, junto com o guitarrista Rich Ward e o baterista Frank Fontsere (ambos integrantes da banda Stuck Mojo). No início a banda adotou um estilo meio Spinal Tap, em que Jericho era um personagem chamado Mongoose McQueen. Ele se auto-denominava "Rei do Heavy Metal" e dizia que os covers dos álbuns do Fozzy eram na verdade composições dele que as outras bandas roubaram. Um tanto ousado, mas funcionou muito bem.
E com esse estilo diferenciado lançaram os álbuns "Fozzy", em 2000, e "Happenstance", em 2002. Ambos os álbuns continham covers de grandes bandas, como Scorpions, Judas Priest e Iron Maiden, além de algumas músicas próprias.
Tempos depois, com mudanças de integrantes, Jericho resolveu abandonar o personagem Mongoose McQueen, e passou a ser ele mesmo no Fozzy. Com isso, a banda passou a fazer apenas músicas próprias.
Em 2005, a banda lança o álbum "All That Remains". O álbum conta com as participações especiais de Myles Kennedy, Zakk Wylde, Bone Crusher, Mark Tremonti e Marty Friedman, além do hit de sucesso "Enemy". Anos depois foi lançado o álbum ao vivo "Remains Alive", com performances da tour do "All That Remains", com músicas de todos os álbuns anteriores.
Em 2010, foi lançado o álbum "Chasing The Grail". Mas apesar de ser um álbum fantástico, não chegou a alcançar o sucesso do anterior (talvez por não haver nenhuma participação especial).
Mas a banda passou a ser mais prestigiada e respeitada no cenário do Heavy Metal desde o lançamento do álbum "Sin And Bones", em 2012. O álbum conta o single "Sandpaper", com a participação de M. Shadows. Além de Phil Campbell tocando na música "She's My Addiction". O álbum não chegou a ser um sucesso, mas a banda está investindo muito mais com tours e festivais pela América do Norte e Europa, incluindo a confirmação da banda em gfestivais como o Wacken Open Air.
Em 2014, foi lançado o álbum "Do You Wanna Start A War", que contra com os singles "Lights Go Out" e "One Crazed Anarchist". E a banda continua com seu legado, conquistando mais fãs e popularidade.
Fozzy é uma das bandas que em pouco tempo me conquistou de uma forma que poucas bandas me conquistam. Não sei como demorei tanto para descobrí-la, já que sou fã do Chris Jericho desde seus tempos de WCW. Suas músicas são pesadas e com um pegada bem diferenciada. Fora as letras, que vão desde mais agressivas até motivacionais. Realmente, me identifico demais com essa banda.
E como não costumo dar ponto sem nó, aproveitei o Fozzy e descobri outros grandes ídolos além de Jericho: Rich Ward e Frank Fontsere. Os caras destroem tanto no Fozzy quanto no Stuck Mojo.
Com certeza, essa está entre minhas bandas favoritas!
Informações
Origem: EUA
Atividade: 1999–atualmente
Gravadoras: Megaforce Records, Palm Pictures, Ash Records, Riot Entertainment, Century Media
Site oficial: www.fozzyrock.com
Formação atual
Chris Jericho (vocal)
Rich "The Duke" Ward (guitarra)
Frank Fontsere (bateria)
Billy Grey (guitarra)
Paul Di Leo (baixo)
Discografia
(2000) Fozzy
(2002) Happenstance
(2005) All That Remains
(2009) Remains Alive
(2010) Chasing The Grail
(2012) Sin And Bones
(2014) Do You Wanna Start A War
Eat The Rich
With The Fire
Enemy
Let The Madness Begin
Sandpaper
Nenhum comentário:
Postar um comentário