Uma das coisas que procurei demais, e mesmo com a internet não consegui ter sucesso na busca, foi a série western As Aventuras de Brisco County, Jr.. Foi uma busca frustrada durante cinco longos anos. Até que no final de 2015, quando passei a usar mais o Torrent, consegui achar a série completinha. Nem pensei duas vezes antes de baixá-la. E foi assim que finalmente consegui assistir a série, e tenho o prazer de falar sobre ela aqui no meu blog. Vamos lá!
Sinopse: Brisco County, Jr. é um advogado formado em Harvard que trabalha como caçador de recompensas, já que odeia exercer a profissão de advogado. Seu maior objetivo é prender John Bly e sua gangue, que foram responsáveis pela morte de seu pai, que era delegado. Além de recuperar um orbe que dá poderes sobre-humanos aos seus possuidores antes que caia em mãos erradas.
Informações
País: EUA
Gênero: Western, ficção-científica
Direção: Jeffrey Boam, Carlton Cuse
Produtores: Boam-Cuse Productions
Roteiro: Jeffrey Boam, Carlton Cuse
Elenco: Bruce Campbell, Julius Carry, Christian Clemenson, Kelly Rutherford, Billy Drago, John Pyper-Ferguson, John Astin
Distribuidoras: Warner Bros, Fox
Nº de episódios: 27
Duração média: 45 minutos
Socrates, Dixie, Bowler, Wickwire e Brisco |
Crítica
A série se trata de uma aventura western com elementos de ficção-científica, mais especificamente no gênero steampunk. Ou seja, é um estilo especulativo sobre possíveis futuros que se tornou muito frequente nos anos 80 e começo dos 90, como é o caso desta série. Isso porque a série explora invenções e teorias que no futuro se tornariam realidade nos dias de hoje, já que se trata de uma história ambientada no velho oeste em meados de 1980. Não vou dizer muitos detalhes para não dar spoiler, pois a série tem muitas surpresas que no gênero são coisas bem improváveis.
Falando em ambientação, a fotografia da série é belíssica. Explora muito bem a beleza das paisagens e desertos do oeste americano. Bem fiel ao gênero. Dando a impressão de que estamos vendo um filme alá Clint Eastwood dos anos 60. A trilha sonora também contribui para essa caracterização, mas dá um ar a mais de aventura além de western. O figurino também retrata muito bem todo esse clima. Sendo direto, a caracterização como um todo é muito bacana. Sim, apesar do Bruce Campbell ser o protagonista da série, não se trata de algo trash. É realmente muito bem produzido. Cenas de ação com direito a perseguições com cavalos, lutas, tiros e muitas explosões. E até coisas mais ousadas, já que se trata de um steampunk.
O roteiro é muito bem desenvolvido, com diálogos divertidos e histórias cativanteas. A estrutura da narrativa era aqueles clássicos dois blocos divididos em capítulos e, no final de cada um, era mostrado um dos personagens principais em algum tipo de apuros, algo que só seria resolvido no próximo bloco, no capítulo final. Tem alguns clichês, é claro. Mas isso não é defeito algum ainda que a série consegue ser um bocado original. E muito disso graças aos personagens, que são todos muito carismáticos. O elenco faz a sua parte de forma explêndida.
Novamente vou falar do grande Bruce Campbell. Alguns dos meus personagens favoritos são frutos das atuações memoráveis do Bruce. Um deles, é óbvil, é Brisco. Diferente de Ash, Brisco é um cara muito bondoso e altruísta, tanto que desistiu de atuar como advogado por achar que a justiça muitas vezes é falha pelos meios jurídicos. Assim decidiu virar um caçador de recompensas por achar que pode ser mais útil do que como advogado. Com Brisco, está sempre o seu cavalo e fiel companheiro Comet. E o que dizer do Comet? O bicho só não fala por detalhe. É realmente engraçado vê-los interagindo um com o outro.
Dos personagens coadjuvantes, temos o marrento Lord Bowler, que é interpretado pelo saudoso Julius Carry (O Último Dragão). Bowler é outro caçador de recompensas, concorrente do Brisco. Mas aos poucos ambos começam a trabalhar juntos até virarem sócios e grandes amigos. Socrates Poole é outro personagem com grande destaque, interpretado por Christian Clemenson. Se trata de um escrivão medroso que trabalha para o governo e contrata os serviços de Brisco. Mas apesar de medroso, Soc (apelido carinhoso) acaba se tornando um grande amigo e muitas vezes até arrisca seu pescoço para livrar Brisco e Bowler do perigo.
E na série também temos grandes personagens recorrentes. O Professor Wickwire, interpretado por John Astin (da série A Família Addams), é um grande inventor que muitas vezes ajuda Brisco com suas grandes engenhocas. Aliás, muitos dos elementos steampunk são graças ao Wickwire. Depois temos a sedutora Dixie Cousins, lindamente interpretada pela Kelly Rutherford (Gossip Girl). Se trata de uma artista de cabaré, cantora e dançarina, que está sempre envolvida com bandidos das redondezas. Até que conhece Brisco e se apaixona por ele a ponto de deixar a vida com bandidos de lado para se tornar uma espécie de fora da lei que só faz o bem.
E como toda a boa aventura, não poderiam faltar bons vilões. E realmente, nisso a série também cumpre bem seu papel. John Bly, muito bem interpretado por Billy Drago (Os Intocáveis), é um pistoleiro cruel e extremamente inteligente. É também o principal responsável pela morte do pai de Brisco com seu bando. Bly é perseguido por Brisco, que busca apenas por justiça, já que não acredita que vingança seja o motivo certo para se fazê-la. Além de tentar eliminar Brisco e fugir, Bly também busca por um orbe mágico que dá super poderes a quem o manuseia. Depois há os outros vilões do bando de Bly. Em cada episódio Brisco persegue algum ou alguns deles. Entre eles, se destaca o pistoleiro atrapalhado Pete Hutter, interpretado por John Pyper-Ferguson. É basicamente o vilão cômico da série.
Enfim, deu pra perceber que a série é rica em seus aspectos técnicos de produção. Mas ela acabou não durando mais que uma temporada, com 27 episódios, pela falta de audiência da época. Apesar de sempre ser muito bem criticada e ter sua base de fãs, a audiência não foi suficiente para mais investimento da Warner. No Brasil, a série chegou a ser exibida nas madrugadas de sábado na Globo como "Brisco Jr.", além de passar no canal Fox para os assinantes de TV a cabo.
Para quem gosta da temática western, assim como quem gosta de ficção científica, essa série é uma ótima pedida. Mas se você, assim como eu, é um fã de Bruce Campbell, essa série é indispensável!
Clipe