Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

As Aventuras de Brisco County, Jr. (1993)

Todo o mundo que me conhece sabe que sou um grande fã de Bruce Campbell. Mas antigamente nunca tive grandes oportunidades de acompanhar seus trabalhos na TV ou em vídeos, então me limitava apenas ao prazer de assistir a trilogia Evil Dead, além de algumas pontas em filmes como Darkman, Congo e na trilogia Homem-Aranha de Sam Raimi. Além das séries Xena e Hércules, em que Bruce interpretou o carismático Autolycus. Mas com a internet tudo mudou, e as oportunidades surgiram.

Uma das coisas que procurei demais, e mesmo com a internet não consegui ter sucesso na busca, foi a série western As Aventuras de Brisco County, Jr.. Foi uma busca frustrada durante cinco longos anos. Até que no final de 2015, quando passei a usar mais o Torrent, consegui achar a série completinha. Nem pensei duas vezes antes de baixá-la. E foi assim que finalmente consegui assistir a série, e tenho o prazer de falar sobre ela aqui no meu blog. Vamos lá!


Sinopse: Brisco County, Jr. é um advogado formado em Harvard que trabalha como caçador de recompensas, já que odeia exercer a profissão de advogado. Seu maior objetivo é prender John Bly e sua gangue, que foram responsáveis pela morte de seu pai, que era delegado. Além de recuperar um orbe que dá poderes sobre-humanos aos seus possuidores antes que caia em mãos erradas.

Informações
País: EUA
Gênero: Western, ficção-científica
Direção: Jeffrey Boam, Carlton Cuse
Produtores: Boam-Cuse Productions
Roteiro: Jeffrey Boam, Carlton Cuse
Elenco: Bruce Campbell, Julius Carry, Christian Clemenson, Kelly Rutherford, Billy Drago, John Pyper-Ferguson, John Astin
Distribuidoras: Warner Bros, Fox
Nº de episódios: 27
Duração média: 45 minutos

Socrates, Dixie, Bowler, Wickwire e Brisco

Crítica
A série se trata de uma aventura western com elementos de ficção-científica, mais especificamente no gênero steampunk. Ou seja, é um estilo especulativo sobre possíveis futuros que se tornou muito frequente nos anos 80 e começo dos 90, como é o caso desta série. Isso porque a série explora invenções e teorias que no futuro se tornariam realidade nos dias de hoje, já que se trata de uma história ambientada no velho oeste em meados de 1980. Não vou dizer muitos detalhes para não dar spoiler, pois a série tem muitas surpresas que no gênero são coisas bem improváveis.

Falando em ambientação, a fotografia da série é belíssica. Explora muito bem a beleza das paisagens e desertos do oeste americano. Bem fiel ao gênero. Dando a impressão de que estamos vendo um filme alá Clint Eastwood dos anos 60. A trilha sonora também contribui para essa caracterização, mas dá um ar a mais de aventura além de western. O figurino também retrata muito bem todo esse clima. Sendo direto, a caracterização como um todo é muito bacana. Sim, apesar do Bruce Campbell ser o protagonista da série, não se trata de algo trash. É realmente muito bem produzido. Cenas de ação com direito a perseguições com cavalos, lutas, tiros e muitas explosões. E até coisas mais ousadas, já que se trata de um steampunk.

O roteiro é muito bem desenvolvido, com diálogos divertidos e histórias cativanteas. A estrutura da narrativa era aqueles clássicos dois blocos divididos em capítulos e, no final de cada um, era mostrado um dos personagens principais em algum tipo de apuros, algo que só seria resolvido no próximo bloco, no capítulo final. Tem alguns clichês, é claro. Mas isso não é defeito algum ainda que a série consegue ser um bocado original. E muito disso graças aos personagens, que são todos muito carismáticos. O elenco faz a sua parte de forma explêndida.

Novamente vou falar do grande Bruce Campbell. Alguns dos meus personagens favoritos são frutos das atuações memoráveis do Bruce. Um deles, é óbvil, é Brisco. Diferente de Ash, Brisco é um cara muito bondoso e altruísta, tanto que desistiu de atuar como advogado por achar que a justiça muitas vezes é falha pelos meios jurídicos. Assim decidiu virar um caçador de recompensas por achar que pode ser mais útil do que como advogado. Com Brisco, está sempre o seu cavalo e fiel companheiro Comet. E o que dizer do Comet? O bicho só não fala por detalhe. É realmente engraçado vê-los interagindo um com o outro.

Dos personagens coadjuvantes, temos o marrento Lord Bowler, que é interpretado pelo saudoso Julius Carry (O Último Dragão). Bowler é outro caçador de recompensas, concorrente do Brisco. Mas aos poucos ambos começam a trabalhar juntos até virarem sócios e grandes amigos. Socrates Poole é outro personagem com grande destaque, interpretado por Christian Clemenson. Se trata de um escrivão medroso que trabalha para o governo e contrata os serviços de Brisco. Mas apesar de medroso, Soc (apelido carinhoso) acaba se tornando um grande amigo e muitas vezes até arrisca seu pescoço para livrar Brisco e Bowler do perigo.

E na série também temos grandes personagens recorrentes. O Professor Wickwire, interpretado por John Astin (da série A Família Addams), é um grande inventor que muitas vezes ajuda Brisco com suas grandes engenhocas. Aliás, muitos dos elementos steampunk são graças ao Wickwire. Depois temos a sedutora Dixie Cousins, lindamente interpretada pela Kelly Rutherford (Gossip Girl). Se trata de uma artista de cabaré, cantora e dançarina, que está sempre envolvida com bandidos das redondezas. Até que conhece Brisco e se apaixona por ele a ponto de deixar a vida com bandidos de lado para se tornar uma espécie de fora da lei que só faz o bem.

E como toda a boa aventura, não poderiam faltar bons vilões. E realmente, nisso a série também cumpre bem seu papel. John Bly, muito bem interpretado por Billy Drago (Os Intocáveis), é um pistoleiro cruel e extremamente inteligente. É também o principal responsável pela morte do pai de Brisco com seu bando. Bly é perseguido por Brisco, que busca apenas por justiça, já que não acredita que vingança seja o motivo certo para se fazê-la. Além de tentar eliminar Brisco e fugir, Bly também busca por um orbe mágico que dá super poderes a quem o manuseia. Depois há os outros vilões do bando de Bly. Em cada episódio Brisco persegue algum ou alguns deles. Entre eles, se destaca o pistoleiro atrapalhado Pete Hutter, interpretado por John Pyper-Ferguson. É basicamente o vilão cômico da série.

Enfim, deu pra perceber que a série é rica em seus aspectos técnicos de produção. Mas ela acabou não durando mais que uma temporada, com 27 episódios, pela falta de audiência da época. Apesar de sempre ser muito bem criticada e ter sua base de fãs, a audiência não foi suficiente para mais investimento da Warner. No Brasil, a série chegou a ser exibida nas madrugadas de sábado na Globo como "Brisco Jr.", além de passar no canal Fox para os assinantes de TV a cabo.

Para quem gosta da temática western, assim como quem gosta de ficção científica, essa série é uma ótima pedida. Mas se você, assim como eu, é um fã de Bruce Campbell, essa série é indispensável!
 

Clipe

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Top 10 - Michael Wincott

Como eu não estou afim de ficar escrevendo críticas sobre filmes que eu não assisto no cinema, bolei uma forma de falar de vários em um só post. Mais especificamente sobre dez filmes (ou mais), mas focando nas performances de um determinado ator ou atriz. Apesar de falar brevemente, será mais que suficiente para encararem como dicas de cinema. O negócio é que foi o jeito que arranjei para falar de filmes que gosto sem tanto comprometimento crítico.


Enfim, resolvi começar esse post com um ator um tanto "underrated". Estou falando de Michael Wincott, irmão caçula do ator de filmes de ação Jeff Wincott. Mais conhecido por interpretar personagens filhos da puta que adoramos odiar e não saem da nossa cabeça por alguma razão. Não apenas por isso, mas também por atuar com extrema competência e peculiaridades. Além de ter uma das vozes mais fodas do cinema. Enfim, vamos à lista:



#10 Philo Gant (Estranhos Prazeres)
Filme de ação e ficção científica dirigido por Kathryn Bigelow e com roteiro de James Cameron. Um ex-policial, interpretado por Ralph Fiennes, possui uma tecnologia que reproduz CDs contendo emoções e memórias de outras pessoas e os negocia no mercado negro. Aqui Wincott interpreta um produtor musical bem-sucedido que "rouba" a namorada do protagonista, que é interpretada por Juliette Lewis. O elenco conta também com Angela Bassett (que está maravilhosa), Tom Sizemore e Vincent D'Onofrio. Um dos melhores filmes do gênero da década de 90.

#09 Gary Soneji (Na Teia da Aranha)
Neste suspense baseado no livro de James Patterson, que conta com Morgan Freeman como o detetive Alex Cross. Wincott interpreta um sequestrador psicopata que pleneja seus passos com a precisão de uma teia de aranha. Sequestra a filha de um senador americano para concluir seus planos, que vão além de vantagens financeiras. O filme também conta com Monica Potter.

#08 Adrian Cross (24 Horas: Viva Um Novo Dia)
Nem preciso dizer muito sobre a série, porque todo o mundo deve conhecer. Aqui Wincott interpreta um hacker de alto padrão, líder de um movimento de informação livre que colhe dados militares e governamentais. Com Kiefer Sutherland como o agente secreto Jack Bauer, essa foi a 9ª e última temporada da série.

#07 Kent (Talk Radio - Verdades que Matam)
Filme dirigido por Oliver Stone, que se passa em uma estação de rádio. Mais especificamente em uma espécie talk show aonde o apresentador argumenta com seus ouvintes, que vão dos amigáveis até os hostís, de certa forma. Kent é um dos amigáveis, mas que tem seus "probleminhas" psicológicos gerados por sua vida regrada a "sexo, drogas e Rock'n'Roll". Kent se convida para participar do programa no estúdio, e surpreendentemente é aceito pelo apresentador interpretado por Eric Bogosian, que também é um dos roteiristas do filme.

#06 Frankie McGregor (Sangue na Noite)
Neste filme de ação Wincott interpreta um gangster em Atlantic City, que salva um jornalista, interpretado por William Petersen, de uma briga de bar depois descobrir que estava sendo traído por sua namorada. Depois disso ambos passam a ser grandes amigos, e até parceiros no crime. Até Jake se apaixonar pela namorada de Frankie, interpretada pela deliciosa Diane Lane. Obviamente, as coisas se complicam.

#05 Rene Ricard (Basquiat - Traços de Uma Vida)
Drama baseado na vida do grafiteiro e pintor neo-expressionista Jean-Michel Basquiat, interpretado por Jeffrey Wright. Ricard foi o poeta e crítico de artes que descobriu o talento de Basquiat, e o levou para os meios que o deixaram famoso. O filme também conta com David Bowie, interpretando o famoso artista, inventor do estilo popart, Andy Warhol. Além das presenças marcantes de Benicio Del Toro, Claire Forlani, Dennis Hopper e Gary Oldman.

#04 Jeremy Brunell (Fora de Controle)
Comédia dirigida por Barry Levinson. Wincott interpreta um diretor de filmes bem excêntrico e até perturbado. Trabalha com o produtor cinematográfico, e protagonista do filme, interpretado por Robert De Niro. Digamos que as cenas mais engraçadas do filme são protagonizadas por Brunell. O filme também conta com Bruce Willis, Sean Penn, John Torturro, Stanley Tucci e Kristen Stewart.

#03 Michael Korda (O Negociador)
Pra mim, um dos melhores filmes de ação dos anos 90. Korda é um ladrão de jóias e assassino dos mais impiedosos. Simplesmente não pensa duas vezes antes de mandar suas vítimas dessa pra melhor (ou pra pior, vai saber). Mas pra bater de frente está o tira negociador de reféns, interpretado pelo grande Eddie Murphy, que viu seu amigo morto pelas mãos de Korda em uma investigação. Mas será que um negociador conseguirá negociar com um assassino que não faz negócios?!

#02 Capitão Rochefort (Os Três Mosqueteiros)
Filme baseado na grande obra de Alexandre Dumas. Rochefort é o braço direito do Cardeal de Richelieu, interpretado por Tim Curry, e líder de seus guardas no castelo do Rei da França. Rochefort e Richilieu basicamente acabam com as atividades das tropas dos mosqueteiros para, supostamente, ajudar a combater em uma guerra com a Inglaterra. Porém os planos são outros. Para detê-los, os únicos a não desistirem de seus ideais são os famosos três mosqueteiros, interpretados por Kiefer Sutherland, Oliver Platt e Charlie Sheen. Além do novato D'Artagnan, interpretado por Chris O'Donell.

#01 Top Dollar (O Corvo)
Filme baseado na maravilhosa HQ de James O'Barr. Bom, nem tenho muito o que dizer sobre O Corvo. É um filme marcante, tanto por sua história profunda, quanto pelo trágico acidente (será???) que resultou na morte de Brandon Lee. Top Dollar é o maior criminoso da cidade. Entre seus inúmeros crimes, estão os assassinatos brutais de Eric Draven e sua noiva Shelly na noite que precede o Halloween. Um ano depois, Draven retorna dos mortos por um corvo, que o guia em direção à vingança contra seus assassinos. O filme também conta com Ernie Hudson e Tony Todd.


Menções Honrosas

Adrián de Moxica (1842 - A Conquista do Paraíso)
Dirigido por Ridley Scott, esse é daqueles filmes que a professora de história nos faz assistir na escola. De Moxica é um aristocrata espanhol que maltrata os nativos explorando a América selvagem. Com Gérard Depardieu interpretando Cristóvão Colombo e Sigourney Weaver como a Rainha Isabel.

Frank Elgyn (Alien - A Ressurreição)
Outra franquia bem conhecida. Apesar de estar longe de ser o melhor filme da série, não poderia deixá-lo de fora pelo menos das menções honrosas. O filme conta também com Sigourney Weaver e Winona Ryder.

Death / Morte (Darksiders 2)
Game da série Darksiders, que fala sobre Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Morte é um deles, e protagonista do game. Pra quem curte um hack 'n slash com muita ação e uma boa história, o game é um prato cheio.

Dave Turner (Forsaken)
Filme western lançado recentemente (na verdade esperei para assistí-lo pra poder terminar esse artigo). Conta a história de Johm Henry Clayton, um pistoleiro que batalhou na Guerra Civil interpretado por Kiefer Sutherland. Com seu passado obscuro, ele quer deixar essa vida de lado e voltar para sua terra natal após a morte de sua mãe para se redimir como homem. Aqui Wincott também é um pistoleiro, e conhece John Henry das batalhas do passado. Mas ao contrário de John Henry, ele segue sua vida de pistoleiro. O que pode cruzar seus caminhos da pior forma. O filme também conta com o pai de Kiefer, Donald Sutherland, que interpreta seu pai na primeira produção em que ambos contracenam juntos. Além de Demi Moore e Brian Cox.

Guy de Gilsbourne (Robin Hood)
Outra adaptação de um clássico do Alexandre Dumas em que Wincott participa. E como vilão, pra variar. O filme conta com Kevin Costner, como Robin Wood. Além de Morgan Freeman, Mary Elizabeth Mastrantonio, Alan Rockman, Christian Slater e Sean Connery. E não esquecendo da trilha sonora marcante "(Everything I Do) I Do It For You", de Bryan Adams.

Armand Dorleac (O Conde de Monte Cristo)
Pra variar, outro baseado numa obra clássica do grande Alexandre Dumas. O filme conta também com Jim Caviezel e Guy Pierce. Neste filme Wincott interpreta o filho da puta responsável pela prisão da ilha do Castelo de If, aonde nosso querido Edmond Dantès fica preso por longos 13 anos após ser acusado injustamente de traição. Lá Dorleac castiga seus prisioneiros os torturando a cada aniversário que fazem dentro da prisão.