Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Ash vs Evil Dead - 1ª Temporada (2015)

Esse ano de 2015 foi um ano péssimo pra mim pessoalmente. Mas foi um ótimo ano se tratando de entretenimento. Vi franquias que eu amo, como Rocky e Missão: Impossível tendo seus lançamentos anunciados. E não só foi um ano bom nesse sentido pra mim, mas para grande parte de nerds que se vê hoje em dia.

Enquanto o povo ficava animadão com os trailers dos filmes de franquias como Marvel, DC, Star Wars e outros, eu estava ancioso com o anúncio de algo que marcou minha infância, adolescência, e que agora posso dizer que está me marcando atualmente depois de adulto (e quase na meia idade). Estou falando de "Evil Dead", estou falando do Ash "fucking" Williams - The King... estou falando da série "Ash vs Evil Dead"!


Sinopse: Trinta anos após suas caças a monstros e demônios, Ash está de volta evitando qualquer tipo de responsabilidades, maturidade e traumas causados pelos eventos de Evil Dead. Contudo, Ash fez com que o mal fosse libertado novamente ao ler o Necronomicon Ex Mortis - O Livro dos Mortos, num ato de descuido. E assim o mal chega para ameaçar a humanidade, e Ash é forçado a voltar a enfrentar seus demônios novamente.

Informações
País: EUA
Gênero: Terror, comédia
Direção: Sam Raimi, Michael J. Bassett, David Frazee, Michael Hurst, Tony Tilse, Rick Jacobson
Produtores: Robert Tapert, Sam Raimi, Bruce Campbell, Craig DiGregorio, Chloe Smith, Aaron Lam, Rick Jacobson, Sean Clements, Dominic Dierkes
Roteiro: Sam Raimi, Ivan Raimi, Tom Spezialy, Dominic Dierkes, Sean Clements, James E. Eagan, Zoe Green, Nate Crocker, Michael J. Bassett, Rob Wright, Craig Digregorio
Elenco: Bruce Campbell, Lucy Lawless, Ray Santiago, Dana DeLorenzo, Jill Marie Jones
Distribuidora: Starz
Duração média: 35 minutos

"Groovy!"

Crítica
Quando o trailer foi anunciado, eu fui seco pra assistí-lo. Ansiedade monstra, como eu não tinha a tempos. E olha que em 2015 foram lançados filmes de outras grandes franquias que eu amo. Mas desde o último filme da trilogia Evil Dead, foram 22 anos sem ver Ash em ação no cinema. Óbvil que a franquia se tornou mais do que cinema, pois há games, HQs e até um musical da Broadway baseados na trilogia original. Além do remake lançado em 2013, que não me convenceu tanto, mas que não deixou de ser uma boa homenagem.

Mas indo direto ao trailer, ele começa com uma narrativa de um personagem novo, o que me gerou um certo receio por lembrar um pouco do remake de 2013. Mas logo depois começa aquela cena característica da franquia com o mal percorrendo a floresta, e o arrepio já começa. Até que, finalmente, vem o petardo emocional: o bom e velho Ash estava de volta, com todo o seu carisma e humor incomparáveis. Bruce Campbell é um dos meus atores favoritos. Amo seus papéis, como Brisco County Jr., Sam Axe, Autolycus, e entre outros. Mas Ash não é apenas o seu melhor personagem, mas talvez seja meu personagem favorito de todos. E vê-lo novamente como Ash fez com que minhas emoções fossem extremas: choro e risos ao mesmo tempo. Logo depois aparece uma retrospectiva dos dois primeiros filme da trilogia, com cenas originais. Simplesmente lindo. E quando não poderia ficar melhor, veio a trilha de "Space Truckin'" do Deep Purple. Foi surreal ver isso tudo num trailer. Depois outros detalhes importantes foram mostrados, como a adição de mais personagens principais que seriam parceiros de Ash. Além da participação de Lucy Lawless, que também marcou minha infância interpretando Xena - A Princesa Guerreira. Depois de assistir ao trailer eu tive a certeza de que era real, de que era Ash, de que era Evil Dead... que é sinônimo de terror, humor, deadites e sangue, muito sangue!

Com isso, foi anunciado o lançamento no canal Starz para a meia-noite de 31 de Outubro, mais especificamente no Halloween. E que seriam 10 episódios. Mas o mais interessante é que antes mesmo da estréia já haviam anunciado a segunda temporada. O que me deixou mais seguro, já que o conteúdo, apesar de cult, foi do agrado da Starz. E pra quem não sabe, Starz é o canal que transmite a série Spartacus.

E assim foram semanas na expectativa de assistir. Até que a tão sonhada noite de Halloween chegou. E, por incrível que pareça, consegui achar a série para assistir na mesma madrugada com ótima qualidade e legendas. E assim se concretizou o quão foda a série é. Eu assisti ao episódio piloto umas três vezes naquela madrugada. Fiquei fascinado. Óbvil que eu já esperava algo assim, pois o diretor do episódio piloto foi o próprio Sam Raimi, um dos criadores da franquia. Resumindo: atuações fantásticas, personagens carismáticos, fotografia fiel e original, trilha sonora com muito Rock'n'Roll clássico, referências aos outros filmes... tudo impecável. E assim foi a cada semana, com novos episódios. Óbvil que nem todos mantiveram aquele nível do episódio piloto. Mas todos foram muito satisfatórios, com ótimas tramas, e enriqueceram de uma forma bacana a franquia como um todo.

Acho que em toda a trilogia eu não tinha visto tanto do Ash. Essa série me proporcionou conhecê-lo de uma forma mais intensa e divertida. Se passaram 30 anos desde os eventos de Evil Dead, e Ash não mudou muito (exceto pela sua idade mais avançada). Ele ainda trabalha em uma espécie de hipermercado (mas não mais no S-Mart). Vive uma vida cômoda e despreocupada com seu emprego simples, morando num trailer velho com seu lagarto de estimação Eli, e sem qualquer compromisso ou responsabilidade com ninguém. Mas, apesar de ser suficiente, a série não é feita apenas de Ash.

Cada um dos novos personagens conseguiu me conquistar do seu jeito. Pablo (Ray Santiago) é um hispânico todo bonzinho, colega de trabalho de Ash e seu grande companheiro. Pablo é apaixonado por sua amiga Kelly (Dana DeLorenzo), uma garota irônica e temperamental, que em momentos de tensão se transforma com sua raiva pelos deadites. Ambos se tornam parceiros de Ash na aventura, percorrendo seus destinos com o velho trailer. Depois vem Amanda (Jill Marie Jones), uma policial que teve que matar seu parceiro, pois se tornou um deadite, e desde então se vê paranóica e está buscando por pistas do que aconteceu e quem é o responsável pelos fatos ocorridos. E finalmente Ruby (Lucy Lawless), que é a personagem mais misteriosa da série. O que se sabe dela é que ela sabe demais, e que sabe tanto quanto Ash como combater deadites. Além de outros personagens passageiros, mas que também acabam marcando de alguma forma.

Enfim, a série resgata todo o lado trash que o remake de 2013 deixou de lado para apelar com um terror mais contemporâneo à moda oriental. Há quem goste, é claro. Mas Evil Dead é Ash , banho de sangue e humor negro. Agora é esperar pela segunda temporada. A ansiedade começou novamente, mas agora sei que Ash está de volta por pelo menos mais uma temporada... HAIL TO THE KING, BABY!!!


Trailer